sexta-feira, 13 de maio de 2011

Um desabafo pra começar...

Ao longo das últimas semanas tenho lido muitos blogs de pessoas que já foram, e muitos de pessoas que ainda estão se preparando para deixar o Brasil rumo ao Canadá. E quando se começa a ler sobre a quantidade de mudanças que um processo como esse traz à vida de uma pessoa surge uma pergunta: qual a razão?
Não existe uma regra, cada um tem seus motivos para buscar essa mudança. Há os que querem mais respeito como cidadãos, ou os que querem que seus filhos vejam na prática que vale a pena ter seus valores, ser uma pessoa honesta, do bem. Há os que desejam viver em uma comunidade onde realmente se vive em comunidade, pensando menos no próprio umbigo. Os que fogem da violência porque já foram vítimas, ou porque não suportam mais ler as manchetes do jornal. Há também aqueles que não suportam mais pagar seus impostos em dia e não ter como usar o serviço público, o sistema educacional público ou colocar seus carros (cujo imposto também está pago) em estradas com boas condições de conservação e seguras. Enfim, os motivos são muitos, mas o conjunto deles é o que te leva a buscar essa alternativa, e esse conjunto é só seu e de mais ninguém.
Já fui adepta do discurso “cada um tem que fazer a sua parte”. Acreditava que se eu praticasse o discurso, e espalhasse a idéia, tudo ficaria bem. Não tenho filhos ainda, mas já sinto que não seria bem assim, pois o exemplo não pode vir só de casa. Tem que vir da escola, do governo, das ruas. Ser cidadão, respeitar o próximo e a comunidade em que se vive não se aprende só em casa.
Enfim, esse foi o desabafo de uma pessoa cansada de ver a situação que vejo hoje aqui no Brasil. Amo meu país, fui criada aqui com muito orgulho, meus pais se esforçaram ao máximo pra dar a mim e aos meus irmãos uma educação digna. Já acreditei que tudo poderia melhorar, já tive esperanças bem maiores do que hoje. Claro que nem todo mundo é corrupto ou bandido ou sei lá o que, não estou generalizando. Certamente, para onde quer que eu vá, não vai existir um paraíso.  Mas com alguns dados nas mãos é possível fazer comparações que me levam a crer que a situação é melhor.
Se não consigo melhorar onde estou “fazendo a minha parte”, eu me mudo em busca de um cenário mais otimista. Parece até egoísmo, mas acho que não é não...

2 comentários:

  1. Olá casal G+M, espero que essa experiência no mundo dos blogs seja realmente proveitosa. Eu gosto da troca de experiências e expectativas que acontecem, mesmo que muitas vezes ocorra alguma confusão. Mas o mais legal do grupo é conviver com pessoas que pretendem seguir o mesmo caminho que você, e não ter que ficar explicando, como no seu post, o porquê de querer tomar a atitude imigratória.

    O grupo é esse : http://groups.google.com/group/comunidade-brasil-quebec-sao-paulo-2010-2011?pli=1

    Além disso os encontros também são colocados nos tópicos do CBQ (www.brasilquebec.com), não sei se vocês conhecem.

    Enfim, bem vindos a blogosfera e apareça!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jhon,
    Obrigada pela visita! Vou dar uma olhada no grupo sim! Gostei da definição 'atitude migratória'. Até!

    ResponderExcluir